domingo, 10 de maio de 2009

Animações Francesas.

Acabei de chegar de uma Mostra realizada pela Cinemateca de Curitiba, que reuniu um acervo de 60 curta-metragens de animações francesas. Um bom programa para um domingo de dia das mães.

Eu sempre fui fã de Walt Disney, mas confesso que fiquei entusiasmado com os produtos cinematográficos que a França pode oferecer. Já havia sido cativado por Bicicletas de Belleville e agora, pela gama de produções selecionadas pela curadoria da Cinemateca.

Cinema lotado enquanto os frames repletos de histórias inteligentes passavam na tela. Diferente das produções hollywoodianas, as francesas possuem um quê de "arte para poucos".

Disney criava desenhos estereotipados com o que era perfeito para impregnar no estilo de vida americano - sempre as belas princesas, os honrosos cavaleiros e as histórias baseadas em lutas entre o bem e o mal.

Já as animações francesas falavam do bem e do mal com um senso crítico. Mostravam o ser humano como alguém cruel que, sem muita razão, trava guerras, cria preconceitos ou destrói a natureza do qual ele mesmo depende.

Por mais atual que seja essa temática, a coletânea de filmes eram obras de arte em movimento, algumas em aquarela, outras em traço e algumas até abstratas. Era quase um encontro com o sublime, uma experiêcia estética que jogou na cara de todos os espectadores uma realidade cruel da qual fazemos parte.

Parabéns à curadoria da Cinemateca.

Para saber mais: Bem Paraná
Para quem não assistiu Bicicletas de Belleville.

2 comentários:

  1. Gosto de animação, essa semana também vi algumas. Em relação a Walt Disney, com exceção dos clássicos dos anos 50 / 60, não curto muito.

    ResponderExcluir