segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Empreendedorismo na Propaganda.

Se você perguntar em uma sala de aula em algum curso de Publicidade e Propaganda se aqueles alunos gostariam de trabalhar em agência, a resposta seria "não". Claro que estou generalizando, porém é algo que vejo com certa frequência. Os alunos de propaganda não são os únicos que não pensam em trabalhar no local mais óbvio para seguir sua carreira.

O tempo da fama e do luxo de se trabalhar em agência de propaganda ficou um pouco de lado com a perda do foco das agências em criação publicitária - era isso que atraía os jovens. Hoje os cursos de propaganda formam mais profissionais de marketing e atendimento do que criativos e planejadores.

Será que a demanda do mercado é para esses profissionais? Ou para ser criativo e planejador você precisa ter um talento que independe da sua formação? Marcos Freire era historiador e um belo dia resolveu trabalhar com propaganda e parabéns, Leões de Cannes na sua mesa.

O que quero dizer é que para empreender em propaganda é necessário boa vontade e talento suficiente para driblar as quantidades de agências que existem por aí e de destacar no mercado. Agora, se você é tão criativo que criou um novo veículo de comunicação, vá em frente. O mercado adora novos lugares para inserir as marcas dos anunciantes e lotar os planos de mídia com "coisas alternativas".

A Enox deu certo assim. Quem havia pensando em colocar mídia em banheiro? Hoje, os rapazes que estudaram na sala ao lado da minha estão atendendo todo o Brasil e melhor, aprimoraram de mídia de banheiro para indoor experience. Se você quer uma ação indoor, ligue para a Enox.

Empreender é acreditar que você é capaz de gerenciar uma empresa e levar um negócio no qual você acredita. O sucesso vai depender, principalmente, do seu esforço e dedicação. As grandes empresas começaram de algum lugar, algumas, sem um "tostão" de investimento.

O caso é que existem inúmeras oportunidades que o mercado publicitário abre para novos empreendedores. Aqueles alunos que não querem trabalhar em agência de propaganda podem se dar bem empreendendo. Exije bem mais de você do que receber ordens do seu chefe e do que receber um salário certo no final do mês, porém as recompensas do seu suor são mais evidentes.

Essa publicação é uma auto-ajuda para mim mesmo. Que estou prestes a investir em uma nova agência, o que tem me causado tremeliques quando penso no trabalho duro e no esforço que eu terei para fazer as coisas darem certo, como já deram na Scheid/Brasil. Minha dica, se você acha que é líder e tem visão, lute pelo que você acredita.

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo blog que está recheado de informações importantes. Visite o meu e comente também falando sobre o que acha: http://fernandobocao.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir